domingo, 7 de abril de 2013

Structs


Structs são simples e práticas, coisas fofas da mamãe, eu curto. É tipo assim. Vamos supor que a gente várias coisas pra guardar e cada coisa tem várias coisas. Por exemplo, numa agenda uma pessoa tem nome, telefone, e-mail e endereço. A coisa1 é a pessoa, as coisas da coisa são os dados que eu pus ali. A declaração de uma struct fica assim:

typedef struct nome_struct { //typedef serve pra definir um tipo de variável
int campo1;
char campo2;
struct nome_struct campo3; //é possível ter um elemento com a mesma estrutura
} NOME_TIPO //nome do novo tipo, não pode ser usado dentro da struct porque ainda não existequando ela é criada

Então que que a gente tem: um novo tipo de variável que chama NOME_TIPO. Agora eu posso declarar isso que nem eu declaro int (int é um tipo de variável). Não é obrigatório ter uma variável struct dentro da struct, eu tava mostrando isso porque mais tarde a gente vai usar isso.
Pra acessar um campo de uma variável do meu tipo fica assim:

NOME_TIPO n1;
n1.campo1 = 0; //uso . (ponto) pra me referir ao campo1 dentro de n1
n1.campo2 = 'a';

Se for vetor o acesso é da mesma forma, que você coloca qual posição você quer. Por exemplo, n1[0].campo1 = 1 faz com que o campo1 da primeira posição do vetor (fictício) n1 seja 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário