sábado, 6 de abril de 2013

Vetores


Vetores são como as variáveis normais, que um vetor pode guardar mais de um valor ao mesmo tempo. Imagina um vetor como uma caixinha com várias divisões, e cada divisão equivaleria a uma variável normal. Tanto que tudo parece com o normal, a declaração, a atribuição de valores e tal.
int i, vetor[5];
Pronto, declarei um vetor de 5 posições. Em C a gente TEM que colocar quantas posições esse vetor vai ter na declaração dele.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: num vetor de x posições, os índices vão de 0 a x-1. Portanto, no meu vetorzinho de 5 posições eu tenho 0, 1, 2, 3 e 4 como índices. E quando a gente declara, todas essas posições são iniciadas com valores aleatórios. Por isso, antes de usar seu vetor (ou qualquer variável) sempre inicialize, senão vai dar lixo.

Pra atribuir um valor a uma posição do vetor é colocar qual posição eu quero e atribuir. TARAAAN! Tipo vetor[0] = 18; Taí, a primeira posição do meu vetor tem o valor 18 guardado.
A gente também pode atribuir valores direto na declaração, assim:
int vetor[5] = {18, 14, 9, 5, 44};
Dessa forma nosso vetor não vem mais com lixo, vem com esses valores. Se eu declarar um vetor de 5 posições e declarar 3 delas desse jeito, por exemplo, as outras automaticamente são declaradas com 0.
Uma matriz é um vetor cujas posições contêm outros vetores. A declaração é igual à do vetor: int matriz[5][3]; em que cada uma das 5 posições tem um vetor de 3 posições. Tipo isso. até pra desenhar, fica assim:

[ ][ ][ ][ ][ ]
[ ][ ][ ][ ][ ]
[ ][ ][ ][ ][ ]

A gente pode fazer vetores de múltiplas dimensões (sério, quantas a gente quiser), mas fica meio difícil de ver então é melhor com no máximo 3 mesmo.
Pra inicializar uma matriz seria bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário